Creatina: o que é, para que serve e como tomar?
Redação 9 de março de 2021 2 Comentários
A Creatina é um suplemento alimentar que tem a principal função de melhorar o desempenho de atividades que exigem força e explosão, como a musculação, por exemplo.
Ela melhora significativamente a força, potência, massa muscular (hipertrofia) e o retardamento da fadiga, possibilitando que seu consumidor atinja maiores cargas, melhor recuperação e maior inchaço dos músculos.
É naturalmente produzida pelo fígado, rins e pâncreas a partir da ingestão de alguns aminoácidos encontrados nas carnes, frangos, peixes, ovos, leite, frutos do mar, entre outros.
Como tomar creatina?
É uma substância em pó, que deve ser consumida com algum líquido de sua preferência (água, suco, vitamina).
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a recomendação é o consumo de 1,5gr a 3gr por dia de creatina, devendo sempre consultar o seu nutricionista para uma avaliação do seu quadro e de suas necessidades.
Recomenda-se fazer o uso da Creatina por três meses e depois interromper o seu uso por um mês e recomeçar o uso novamente. Assim, o corpo não se acostuma com a substância e os resultados tendem a ser melhores.
Creatina Monohidratada
Esse tipo de Creatina é de lenta absorção, pois o suplemento é submetido um processo de filtragem simples.
É a versão mais em conta desse suplemento, justamente por ser absorvido lentamente.
Creatina Micronizada
Nessa versão de Creatina, o suplemento já vem quebrado em partículas menores, trazendo uma absorção mais rápida e facilitada pelo organismo, podendo trazer resultados em menos tempo.
Devido a complexidade do processo, essa versão apresenta o preço um pouco mais elevado se comparado à Monohidratada.
Creatina Alcalina
Em sua modalidade menos conhecida, apresenta o pH mais elevado, fazendo com que ela fique estável por mais tempo na solução líquida, aumentando de forma significativa o seu potencial de absorção pelo organismo humano.
Quais são os benefícios do consumo da Creatina?
- Ganho de força.
- Retardamento da fadiga muscular.
- Promove o inchaço do músculo, promovendo um aumento do volume.
- Melhora do rendimento e potência na atividade física.
- Melhor recuperação muscular.
Estudos científicos apontam que o consumo desse suplemento possui a função de neuroproteção, apresentando resultados positivos para as doenças de Huntington e Parkinson, se tornando uma alternativa terapêutica promissora.
Creatina pré ou pós treino?
Pode ser consumida tanto antes como após o treino.
Acredita-se que se consumida no pré-treino favorece a hipertrofia, promovendo a sensação de inchaço muscular. Porém, se consumida no pós-treino, favorece na recuperação muscular.
Ressalta-se que o resultado não é imediato, mas sim acumulativo, devendo respeitar o período de uso e de descanso desse suplemento.
Creatina, Glutamina ou BCAA?
São suplementos que apresentam funções completamente diferentes e complementares.
Enquanto a Creatina é recomendada para o ganho de força e para atividades de alta intensidade, a Glutamina atua principalmente no sistema imunológico e o BCAA é recomendado para atividades de longos períodos e de baixa intensidade, apresentando a função anti catabolisadora, prevenindo a perda de massa magra (músculo).
A Body Saver Suplementos separou as melhores marcas de Creatina disponíveis no mercado para você atingir os seus objetivos, confira clicando aqui.
Ganhar Massa Magra Ou Perder Peso COMENDO COISAS GOSTOSAS...
Com o nosso e-book isso é COMPLETAMENTE POSSÍVEL, Baixe AGORA!
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.
Muito obrigado pelo feedback, continue nos acompanhando, teremos mais artigos em breve.