Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição
Tiago Santos Silva 1 de dezembro de 2019 10 Comentários
Lesões e o tratamento com o auxilio da nutrição. Hoje vamos falar sobre uma situação muito comum no ambiente esportivo, mas infelizmente pouco abordada que são as lesões, lesões podem incapacitar praticantes de atividade física por semanas e até mesmo meses dependendo da gravidade da lesão, e se não tratada ou até mesmo tratada de forma incorreta pode agravar o problema e ser até mesmo necessário uma intervenção cirúrgica significando a parada total da atividade física por tempo indeterminado.
Neste artigo vou explicar de forma simples como a alimentação juntamente com bom estado de humor podem auxiliar na melhora e aceleração da recuperação muscular, mas para isso é preciso explicar como tudo aconteceu comigo.
Em meados de agosto de 2019 em um dia comum acordei com um dos ombros latejando, justamente o ombro direito que é o meu lado mais forte, ignorando este sintoma fui treinar normalmente, sentindo algumas dores treinei sem dificuldade, e com o passar dos dias a dor só foi aumentando, chegando a um ponto em que o ombro dava algumas ‘’fisgadas’’ parecendo que ia arrebentar a musculatura por dentro, neste nível de dor eu não conseguia mais treinar, tinha medo de levantar o braço, e por conta disso eu já estava andando com o ombro levantado como se fosse uma reação involuntária de proteção.
Procurei um ortopedista e após exames foi confirmado que eu estava com uma tendinite em 3 pontos do ombro, jamais me imaginei com isso, 5 anos de treinos regulares sem nenhuma lesão, sem nenhuma ‘’maluquice’’ nos treinos, mas todos nós estamos aptos a sofrer lesões a qualquer momento , desde a consulta ao médico até o diagnóstico final eu fiquei sem praticar nenhum tipo de atividade física e após o diagnóstico me foi passado sessões de fisioterapia, só voltei a treinar após terminar todas as sessões de fisio, mas onde entra a alimentação e o bom estado de humor na recuperação ?
Geralmente o praticante de atividade física que treina regularmente sente prazer em praticar seu esporte, é a sua válvula de escape dos problemas do trabalho e também dos problemas pessoais, mas quando ele é obrigado a parar justamente com a única atividade que lhe dá mais prazer os níveis de estresse acabam aumentando e com isso um hormônio conhecido por ser o hormônio do catabolismo entra em ação, o famoso hormônio cortisol.
Então vamos para a lógica simples, você está sem treinar, mal humorado, por conta do mau humor você muitas vezes perde a fome, não come direito e isso tudo acaba se refletindo no seu físico. Durante minha lesão perdi muito volume muscular mas foi por que meus músculos não estavam tendo o estímulo necessário por conta da pausa para o tratamento da lesão, mas em contrapartida continuei comendo bastante e trabalhando meu psicológico para que o mal humor não me afetasse, após ficar praticamente 4 meses sem atividade física voltada para a musculação a perda muscular não foi tão significativa e o volume muscular foi recuperado em algumas semanas de treino, isso por que nós temos a famosa memória muscular , o mais difícil é hipertrofiar ou emagrecer quando se começa uma atividade física, mas quando você está no caminho do seu objetivo durante bastante tempo e tem que parar por algum motivo o corpo até entende que esse estímulo parou, mas quando o estímulo voltar o corpo responderá muito mais rápido. Se você está passando por este problema aí vão algumas dicas:
1) Se começou a sentir dores do nada pare imediatamente: forçar a musculatura mesmo com dor pode piorar um problema que inicialmente poderia ser facilmente resolvido, procure ajuda especializada para identificar e tratar o problema, quanto mais cedo descobrir mais cedo você volta a rotina normal.
2) Está lesionado e terá que parar com os treinos ? Realmente pare: descanse, sabemos que é muito ruim ficar sem poder fazer o que gostamos mas é melhor parar por 30 dias com consciência do que ter que parar por 90 dias por conta da imprudência.
3) O que fazer para manter o físico mesmo lesionado? O que você pode fazer é, continuar comendo bem e melhorar o humor, uma lesão não é o fim do mundo, como mencionado anteriormente todo mundo está apto a sofrer uma, nesse tempo longe dos treinos aproveite para ocupar sua mente com coisas boas , assista um seriado, leia um livro, trate o tempo de recuperação da lesão como se fosse uma pausa na rotina de treinos , muitos atletas de ponta param por semanas simplesmente para que o corpo descanse , pense assim também, o ideal é sempre tentar ver lado positivo de uma situação ruim.
4 ) Existe alguma suplementação que possa ser utilizada para auxiliar no processo de recuperação da lesão ? Sim, dependendo do tipo de lesão você pode usar uma suplementação de apoio, por exemplo, lesões musculares que estejam relacionadas as articulações, uma boa combinação de suplementos que auxiliem na recuperação e tratamento são os suplementos de glucosamina e condroitina além do famoso colágeno tipo II, mas não se esqueça de ver se é viável para a sua situação.
5 ) O que fazer para não me lesionar novamente ? Essa é uma pergunta que não tem uma resposta simples, é impossível prever o futuro então algumas medidas podem ser tomadas para evitar possíveis lesões , entre elas estão:
- Não tente forçar mais que o seu corpo aguenta;
- Sempre aqueça antes do primeiro exercício;
- Não comece pegando o maior peso, aumente a carga e dificuldade progressivamente;
- Faça o exercício totalmente concentrado;
- Se alimente bem , músculos bem nutridos crescem mais fortes.
Elaborei este artigo pois acredito que muitas pessoas passaram, passam ou passarão pelo que eu passei durante uma lesão, espero ter ajudado e até a próxima.
Leia também: Maca Peruana, Como Utilizar Esse PODEROSO Alimento De Forma Inteligente!
Tiago Santos Silva.
Ganhar Massa Magra Ou Perder Peso COMENDO COISAS GOSTOSAS...
Com o nosso e-book isso é COMPLETAMENTE POSSÍVEL, Baixe AGORA!
[…] Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição […]
[…] Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição […]
[…] Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição […]
[…] Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição […]
[…] Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição […]
[…] Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição […]
[…] Lesões e o tratamento com auxilio da nutrição […]
Realmente podemos encontrar a cura pela alimentação saudável, adorei o post.
Usei o suplemento de glucosamina e condroitina quando me lesionei e realmente minha recuperação foi mais rápida.
[…] lesões e o tratamento com auxilio da nutrição. […]